Video Games te Deixan Mais Inteligente

Por muito tempo, os video games foram tidos como inimigos do aprendizado e desenvolvimento. Antigamente, era comum ouvir falar que jogos não passavam de um passatempo para distrair (Ou seria, Hipnotizar?) e emburrecer as crianças.

Mas será que isso é verdade? Os jogos são uma ferramenta feita para gerar vício, e não possuem benefício algum?

Quando pensamos em Jogos, é comum associarmos o tempo que passamos nessa atividade a um mero divertimento, mas a verdade é que os videogames possuem diversos benefícios para o neurodesenvolvimento de crianças e adultos. Afinal, essa prática resulta na ativação de partes importantes do cérebro, que podem te ajudar a se aprimorar em diversos quesitos, como:

  • Memória
  • Raciocínio
  • Habilidades motoras

Inclusive, o setor educacional e corporativo evoluíram para que pudessem usufruir desses benefícios. A Gamificação (Como foi chamado o processo de aprendizagem por meio da aplicação de mecanismos e dinâmicas de jogos eletrônicos) vêm ganhando força desde 2010, quando o conceito de aprendizado lúdico passou a ser colocado em pauta. Afinal, o método de estudo e desenvolvimento que conhecemos sempre foi passivo e pouco estimulante.

COMO FUNCIONA A GAMIFICAÇÃO?

O objetivo da Gamificação é introduzir elementos de jogos em contextos diversos, com o objetivo de engajar e motivar os participantes. Isso pode incluir sistemas de recompensa, como pontos e distintivos, desafios que estimulam a superação de metas, e até mesmo narrativas envolventes que mantêm o interesse e a participação. Esses elementos são incorporados de forma estratégica para tornar as atividades mais atrativas, promover interações significativas e, consequentemente, alcançar objetivos específicos, sejam eles educacionais ou empresariais.

"A gamificação nos mostra que, na busca pelo autodesenvolvimento, o melhor a se fazer é ter em mente as opções que facilitam e agilizam esse processo. Nem sempre o melhor caminho é o mais desafiador."

Este processo possui duas vertentes:

  1. Gamificação Digital (Implementação de conceitos de jogos eletrônicos)
  2. Gamificação Analógica (Implementação de conceitos de jogos de mesa)

A gamificação nos mostra que, na busca pelo autodesenvolvimento, o melhor a se fazer é ter em mente as opções que facilitam e agilizam esse processo. Nem sempre o melhor caminho é o mais desafiador.


Referências: